Sal de Ervas - uma alternativa para deixar o seu prato temperado e saudável

Produção e foto por Ellen Gallego

O sódio é um ingrediente essencial em alimentos para o consumo humano e, além de sua importância nutricional, fisiológica e funcional, ele também contribui para o sabor agradável dos alimentos. Entretanto, nos últimos anos, tem-se relatado uma série de problemas de saúde causados pela ingestão excessiva deste mineral.

É possível agregar maior valor nutricional ao sal marinho através do uso de plantas aromáticas, condimentares e medicinais.

O sal de ervas é ideal para quem quer diminuir o cloreto de sódio na alimentação.

As ervas que compõe o sal além de realçar o sabor, são consideradas também alimentos nutracêuticos, pois proporcionam benefícios à saúde, incluindo a prevenção e/ou tratamento de doenças principalmente cardiovasculares por auxiliar na redução do processo inflamatório e oxidativo.

Alguns exemplos de ervas poderosas para adicionar no sal:

- Alecrim: erva antioxidante e cicatrizante. Rica em vitaminas do complexo B, vitamina A e C, ferro, cálcio, entre outros.

- Manjericão: anti-inflamatório e calmante. Rico em vitamina K, cálcio, magnésio e ferro.

- Orégano: antifungicida e anti-inflamatório, antibactericida. Rico em vitamina A, C, K e complexo B, além de cálcio, ferro e potássio.

- Salsinha: anti-inflamatória, digestiva, diurética. Rica em ferro e vitamina C.


Benefícios do Sal de Ervas

Menos sódio: o seu uso leva à redução do consumo de cloreto de sódio (sal de cozinha) que, por sua vez, está associado a doenças e ao inchaço.

Mais sabor: potencializa o sabor natural dos alimentos dando um toque especial aos mais variados pratos.

Mais saúde: propriedades antioxidantes e calmantes das ervas usadas na composição.

Comentários